gráfico
Estudo de tráfego, capacidade, nível de serviço e segurança viária.
maio 2, 2016
estudo de trafego
Sistema de Gerência de Pavimentos – SGP
maio 9, 2016
Veja todos

Mecânica dos pavimentos

estrada3

Estudos e Análises Mecanística dos Pavimentos

 

Estudos do sistema estratificado do pavimento – análise tensão/deformação, retroanálise por meio dos dados de deflexão reversível máxima e cálculo de reforço.

A ENGESPA emprega nesses estudos o software EVERSERS 5.0 – WSDOT, EVERPAVE, EVERCALC, EVERSTRESS, ELMOD E ELSYM 5.0

Para tanto, é realizado estudo da estrutura do pavimento, empregando os conceitos da mecânica dos pavimentos, que tem na sua essência a análise mecanística, que se baseia na relação entre tensão e deformação, atuante e admissível das camadas constituídas pelos materiais, empregando os valores obtidos em laboratório.

 

Vida Restante / Remanescente

A vida de fadiga ou, de forma mais abrangente, a vida de projeto é dada pelo período em que envolve o momento onde se finaliza a execução do pavimento e este começa a ser solicitado por cargas de rodas, até o momento imediatamente anterior ao recebimento de melhorias estruturais, como uma camada de reforço.

Com os dados das deflexões reversíveis máximas e as bacias de deformação, empregando-se os mesmos conceitos supracitados pode-se chegar por meio de iterações e modelos matemáticos de fadiga, ao número “N” de solicitações restantes do pavimento, permitindo assim prever quando o mesmo chegará ao fim de sua vida útil.

O dano cumulativo é outro parâmetro de resposta que vem sendo estudado há vários anos para prever a fadiga por trincamento.

Este trincamento é iniciando normalmente na fibra inferior e propagando-se para o topo do revestimento asfáltico, é responsável por levar a um dos danos estruturais mais importantes de pavimentos asfálticos. Por este motivo é um dos critérios mais usuais na análise mecanística.