Screen Shot 2016-04-03 at 2.53.09 PM
Deflexão Reversível Máxima – DO
maio 2, 2016
Veja todos

Avaliação funcional e estrutural dos pavimentos rodoviários, urbanos e aeroportuários.

Screen Shot 2016-04-03 at 2.52.39 PM

Levantamentos de Irregularidade nos Pavimentos – IRI

 

A irregularidade longitudinal é o parâmetro mais utilizado internacionalmente para a avaliação funcional de pavimentos.
O levantamento das irregularidades longitudinais e transversais dos pavimentos é processado através da medição em contínuo do International Roughness Index (IRI), tal parâmetro traduz as características de conformação geométrica da pista à luz das ondulações longitudinais, utilizando sensores a Laser e acelerômetros.
No Brasil, inicialmente foram utilizados equipamentos do tipo “resposta” para o cálculo da irregularidade longitudinal, tais equipamentos apresentavam resultados em contagens por quilômetro, onde era possível obter-se o Quociente de Irregularidade (QI).
Com o avanço tecnológico foram desenvolvidos equipamentos com sensores a laser, que promoveram uma grande melhora na precisão de tais levantamentos, e que hoje permitem obter o International Roughness Index (IRI), que apresenta resultados em m/km.
A equipe técnica da ENGESPA tem experiência e qualificação para interpretar os resultados de IRI com eficiência e presteza.

 

Screen Shot 2016-04-03 at 2.52.39 PM Screen Shot 2016-04-03 at 2.52.48 PM

 

Levantamento Visual Contínuo – LVC

 

O Levantamento Visual Contínuo (LVC) tem por objetivo avaliar as condições superficiais e/ou funcionais dos pavimentos flexíveis, rígidos e semi-rígidos à luz dos índices determinados e preconizados pelo DNIT (ICPF, IGGE, IGG e IES).
A ENGESPA dispõe de um sistema onde o pavimento é filmado em contínuo com uma resolução de alta qualidade (HD). Com a filmagem em alta resolução (HD) do pavimento, a inspeção visual garante confiabilidade de 100%, pois propicia visualizar e retornar aos pontos de interesse quantas vezes for necessário para confirmar e caracterizar os danos no pavimento e suas respectivas severidades.
Vale ressaltar que por meio da filmagem digital podem ser identificadas e cadastradas outras características da rodovia, como por exemplo: sinalização horizontal e vertical, dispositivos de drenagem superficial, estaqueamento e etc.

 

Tabela                                          Porcentagem de defeitos

tabelaporcentagem-de-defeitos

 

 

desgaste da pistadesgaste da pista 2

 

Todos os levantamentos são importantes para a análise e planejamento de um pavimento. Esta é uma das especialidades da ENGESPA. Com tais estudos podemos desenvolver o projeto com a qualidade necessária para cumprir a longevidade programada.

Precisa de ajuda na sua obra ou manutenção de rodovia, fale com a gente.